Quiabo é um vegetal gostoso e rico em nutrientes.
O quiabo é um ingrediente de pratos emblemáticos da c
ulinária tradicional brasileira como o caruru (quiabo cozido com camarão seco) ou o mineiríssimo frango com quiabo, este vegetal tem o nome cientifico de Abelmoshus esculentus, e pertence à família das malváceas.
Originário da África, foi trazido ao Brasil pela mão dos escravos e logo adquiriu status graça a sua versatilidade e seus componentes nutricionais que incluem vitaminas e proteínas em quantidade além de cálcio, Ferro, fósforo e cobre. Cada 100g de quiabo cru contem 12% das necessidades diárias de vitamina C, 19% das necessidades de magnésio e 22% de suas necessidades diárias de manganês.
Veja aqui a tabela nutricional do quiabo.
O quiabo é ótimo para evitar câimbras musculares, manter um bom funcionamento dos músculos, nervos e densidade óssea, aliviar contusões, antioxidante, cicatrizante e melhora o sistema imunológico promovendo uma maior resistência às infecções.
Produzido em grande escala na Índia, Paquistão, Nigéria, Gana e Egito, o quiabo pode ser consumido frito, refogado ou cozido. Para eliminar a sua “baba”, lave os quiabos ainda inteiros, sequem bem com papel toalha, coloque em uma tigela e salpique sobre eles caldo de limão, deixando repousar por 20 minutos. Depois é só lavar e preparar seu prato.
O Período da safra do quiabo é janeiro, fevereiro e março, procure consumir nesta época do ano pois encontrará um melhor preço e melhor qualidade.