Blog > Voc sabia que a gua que voc bebe pode estar afetando diretamente a sua sade?

    .Por: Luciana Lopes13 de abril de 2015
    O tratamento realizado para que nossa água se torne potável acaba acrescentando substâncias como o cloro e o flúor que, quando em excesso, podem prejudicar nossa saúde. O excesso de cloro pode predispor o indivíduo ao hipotireoidismo e, o de flúor, pode provocar doenças neurodegenerativas. Sem contar que a maioria das águas tem pH ácido o que pode prejudicar nossa saúde. 

    As águas devem apresentar pH próximo ao pH do nosso sangue que é de 7,35-7,45. Águas com pH menor que 7 são consideradas ácidas. 

    A água alcalina deve ter pH maior que 7, teor reduzido de cloro e flúor e não conter matéria orgânica nem metais pesados. E por que devemos consumir a água alcalina? Uma alimentação rica em açúcar, sal, carne vermelha, gorduras saturadas e alimentos industrializados fazem com que o pH do nosso sangue fique mais ácido. O sangue ácido predispõe o indivíduo à doenças como osteoporose e câncer, processos inflamatórios, alterações do sistema imunológico e aumento do apetite.

    Já existe atualmente no mercado filtros que alcalinizam a água muitas vezes acrescentando magnésio. Vale lembrar que o magnésio ajuda na saúde dos ossos, no relaxamento muscular, diminui edemas e crises de enxaqueca.
    A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo de 3,7L por dia para homens e de 2,7L por dia para mulheres, incluindo sucos, chás e a água contida nos alimentos. Mas devemos atentar, não só para a quantidade mas, para a qualidade da nossa água. O consumo adequado de água é importante para ajudar a perda de gordura corporal e o ganho de massa muscular. 

    Passem a olhar o pH das águas minerais comercializadas e vocês verão que muitas delas têm pH de 6, 5 ou 4 (extremamente ácidos!). Sem contar que as embalagens plásticas podem contaminar a água com substâncias tóxicas como bisfenol A e ftalatos. O ideal é ter um bom filtro de água alcalina ionizada em casa e levar sua água para consumo diário em garrafa de inox. Eu prezo pela minha saúde e faço isso diariamente!!!

Sobre o autor

Graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pós graduada em Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho. Pós graduada em Nutrição Funcional pela VP - Consultoria (UNICSUL).

Nutricionista concursada da Marinha Brasil. Experiência de 15 anos na área clínica. Atendimento em consultório na cidade do Rio de Janeiro para reeducação alimentar, perda de peso, alergias e intolerâncias alimentares, hipertrofia muscular e diminuição de percentual de gordura dentre outros.

Contatos: (21) 3486-5060 - Freguesia (Jacarepaguá)

               (21) 2137-9031 - Barra da Tijuca

Facebook: https://www.facebook.com/pages/Luciana-Lopes-Nutricionista/247230915479307


Ver mais matrias deste autor

Comentrios

Pesquisa:

Anncio:

Facebook
do