Blog > Benefcios do morango.

.Por: Tabela Nutricional15 de agosto de 2012
    Morango é uma fruta muito consumida pelos brasileiros, de baixa caloria e rico em nutrientes.

Sua época é de julho a setembro, onde podemos encontrar os morangos mais bonitos, com menos agrotóxico e mais barato.
    Vamos ver os nutrientes do morango com seus principais benefícios.

Veja aqui a tabela nutricional do morango

Valor energético: Possui apenas 30Kcal a cada 100g, ótimo para sua dieta.

Cálcio:   Possui 13.7mg a cada 100g, essencial para a transmissão nervosa, coagulação do sangue e contração muscular; atua também na respiração celular, além de garantir uma boa formação e manutenção de ossos e dentes. Por sua presença na formação óssea o cálcio é um dos elementos mais abundantes no corpo humano.

Vitamina C: Alimento rico neste nutriente a qual favorece a formação dos dentes e ossos, ajuda a resistir às doenças, previne gripes, fraqueza muscular e infecções, ajuda o sistema imunológico e a respiração celular, estimula as glândulas supra-renais e protege os vasos sanguíneos. A vitamina C é importante para o funcionamento adequado das células brancas do sangue. É eficaz contra doenças infecciosas e um importante suplemento no caso de câncer.

Manganês:  Possui 13% das necessidades diárias a cada 100g, converte o açúcar em energia,  necessário para um bom funcionamento dos nervos e músculos,  Antialérgico, antidepressivo, dificulta a deposição de placas de gordura nas artérias, protege o organismo do excesso de cálcio, que causa a calcificação dos ossos.

Magnésio:  Manutenção de ossos fortes e saudáveis, além da regulação da absorção e uso de minerais, ajuda no funcionamento muscular, contrações musculares e impulsos nervosos, protege contra cãibras, age junto com o cálcio para manter os músculos funcionando bem.

Fósforo: com 35 das necessidades diárias consumindo 100g de morango o fósforo  ajuda na formação óssea, digestão, excreção, a formação de proteínas, equilíbrio hormonal, a extração de energia, a reparação de células, reações químicas, e utilização de nutrientes. Os benefícios para a saúde do fósforo torna um componente importante numa dieta.

Ferro:  Com 2% das necessidades diárias o ferro é um componente vital da hemoglobina, o pigmento vermelho do sangue que transporta oxigênio para as células e retira delas o dióxido de carbono, participando assim da produção e liberação de energia no corpo. O Ferro atua também na síntese de importantes moléculas orgânicas. Ele é essencial no processo de crescimento e desenvolvimento do organismo.

Zinco:  Exerce efeitos benéficos sobre vários hormônios, auxilia os sentidos do paladar e do olfato, aumenta a fertilidade tanto nas mulheres quanto nos homens, estimula a cicatrização de feridas e irritações cutâneas, sendo útil para acne, queimaduras, entre outras, ajuda na proteção contra resfriados, gripes, conjuntivite e outras infecções, promove a saúde dos cabelos e do couro cabeludo.

Riboflavina (vitamina B2): O morango é rico em Riboflavina, possuindo 63.6mg a cada 100g, este nutriente auxilia no metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas, sendo importante para a saúde dos olhos, pele, boca e cabelos. Ela é essencial para a produção de dois co-fatores enzimáticos necessários para o funcionamento de diversas enzimas que atuam nas vias metabólicas do organismo.

Adicione o morango na sua dieta, pois como vimos é um alimento rico em nutrientes essências para o nosso corpo, uma dica é fazer uma vitamina com leite de manhã para começar o dia com bastante energia.